quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O país que ainda roda em MS-DOS.

Caros amigos, venho aqui borrifar em algo que tem me incomodado há muito tempo, no entanto, preferi me manter calado, com a esperança de que subitamente as coisas melhorariam, afinal, quando o tema é tecnologia, é assim que acontece no resto do mundo. Como nada muda há muito tempo eu lhes pergunto... ONDE ESTÁ O AVANÇO DA TECNOLOGIA DESSE PAÍS?

“Educação.” Esse é geralmente o diagnóstico comum de qualquer discussão que visa debater e apontar os principais problemas do Reino Tupiniquim e do seu povo miscigenado e antropófago, e que, infelizmente, adora mostrar sua cara no feici para o mundo. Mas todos nós sabemos que a melhoria da nossa educação é algo que só podemos sonhar em resolver a longo prazo, e só com muita sorte conseguiremos fazer as próximas gerações um pouco menos ignorantes, com a ajuda da tecnologia. A desculpa de nossos governantes era de que o Brasil é um país continental, de que tem que construir escola acessível apenas por barco, que isso era bonito, era nossa raíz e etc. Com a chegada do acesso à internet sem fio, todo esse papinho iria por Oiapoque abaixo, certo? Não. Não no Brasil.

Você, que é habitante das grandes capitais, provavelmente tem que esperar chegar ao prédio da sua empresa ou à sua casa para resolver qualquer problema pela internet, uma vez que nossas redes de internet móvel são ridiculamente lentas, ou simplesmente não funcionam. Ah sim, um serviço que você paga todo mês, mas que não te entregam... e está tudo bem! Ok, se para você, que paga caro por esse serviço, está difícil responder um e-mail em plena Av. Paulista, imagina para um aluno de Palmas?

Todos que já viajaram para fora sabem que, até em países infinitamente mais pobres que o nosso (como na Argentina), a internet é muito mais rápida e as redes de WI-FI abertas estão por todo lado. Ok, a lentidão da “inclusão digital” prometida pelos companheiros vermelhinhos há tanto tempo pode ser mais uma vez explicada por nossa dimensão continental, mas vamos então ao centro de controle do nosso país, onde tudo isso deveria funcionar. A política, a administração pública e o poder judiciário.

Vocês já perceberam que nossos políticos, advogados, juízes e afins carregam consigo pastas gigantescas com uma incrível quantidade de papéis? Já perceberam como toda aquela bagunça poderia ser mais organizada e rápida com a simples utilização de um sistema que organize os assuntos do dia e o tempo das discussões e votações? Dá a impressão de que o Brasil é um imenso LEMMINGS (imagem acima), onde esses bichos lerdos vão andando de um lado pro outro e não há muitas ferramentas para controlá-los.

Se você trabalha em uma empresa de médio ou grande porte, provavelmente já deve ter se esquecido de como é sua caligrafia. Sabe também que tudo que escreve em um e-mail se transforma automaticamente em documento, e sabe que muitas vezes qualquer coisa que escreva no seu computador pode se transformar em demissão, já que tudo está sendo monitorado por um inteligentíssimo sistema de TI e segurança da informação.

Se as empresas privadas conseguem proteger suas informações, e trazer facilidades aos seus funcionários, porque DIABOS nossos políticos ainda trabalham como nos anos 70? Porque é que não temos acesso a todos os e-mails oficiais? Porque é que não temos fácil acesso às discussões e votações em tempo real? Porque não temos estatísticas de entrada e saída dos deputados e vereadores? Porque é que até hoje conseguem colocar num painel eletrônico a presença de um vereador que não está lá? Como isso é possível em 2014? Como nossos cartórios continuam com pilhas e pilhas de papéis mofados e casos de crimes aguardando anos e anos para serem julgados, simplesmente por não estarem devidamente digitalizados e acessíveis de forma rápida e organizada?

Há algum tempo atrás, fiquei feliz com a notícia de que o governo desembolsaria bilhões para equipar as escolas públicas com Tablets (mesmo que chineses). Mas de que adiantarão esses tablets se quem ensina não sabe e não consegue mexer porque não conseguirá acesso à internet? O povão vai adorar jogar o jogo da cobrinha em alta resolução! De qualquer forma, cadê esses tablets?

Quando vão perceber que, quanto mais tecnologia, maior facilidade de acesso e transparência em todos os órgãos, públicos ou privados, só trarão avanços para o nosso povo? Ao invés disso, continuam ouvindo e empossando cidadãos pré-históricos que nem ao menos pararam pra pensar que ainda temos o “Ministério da Ciência e Inovação Tecnológica”, sendo que são coisas que devem ser tratadas de forma e importância totalmente diferentes! Qualquer governante bolivariano da América do Sul deveria saber que o ministério da tecnologia está ligado à comunicação... não à ciência!!!

Vale lembrar que o nosso foguete não subiu, e o nosso satélite que caiu! Nosso Cristo Redentor inclusive virou chacota mundial, representando a queda do país na capa da revista The Economist. Menção honrosa, também, para as nossas máquinas registradoras de votos que são passíveis de corrupção.



E O MUNDO, O QUE ACHA DISSO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário