Bom dia meus caros! Faz muito tempo que não escrevemos nada, talvez um pouco por falta de tempo, falta de motivação... mas a verdade é que eu adoro escrever para esse blog! Hoje eu vou falar sobre aquele que é um dos maiores problemas do nosso país, a impunidade! E para isso, vou usar o exemplo da Lei Seca.
Neste link vocês podem ler textos antigos da época em que a lei seca entrou em vigor e também com comentários sobre as primeiras reações das pessoas. Podem ver que desde o início ficávamos com um pé atrás sobre qual seria o resultado, e hoje, está mais do que provado que no Brasil fazer lei é puramente uma questão de propaganda política, já que só existe punição e fiscalização enquanto a lei está em pauta na mídia.
A verdade é que hoje em dia você já sabe onde estão todas as blitz, já sabe que não é obrigado a fazer o teste do bafômetro e que provavelmente se oferecer algum agrado para o guardinha, você sairá ileso e alegre para o caminho da sua casa após cachaçar sábado a noite.
Em matéria de 10/03/2010 do Jornal Nacional uma pesquisa do Seade conclui que a lei seca, após mais de 1 ano em vigor, ainda não diminuiu consideravelmente o número de mortes no trânsito e muito menos mudou o comportamento de alguns motoristas. Ou seja, não mudou o comportamento daqueles que antes já bebiam e estavam despreocupados com a vida dos outros. Mudou o comportamento daqueles que já se preocupavam. Como sempre, quem sofre com as leis mais severas , são justamente aqueles que não causariam problemas à sociedade, por culpa da minoria que vai continuar sendo irresponsável, já que a impunidade impera.
Falando em trânsito, de que adianta punir um carro que passa domingo a tarde a 75 km/h em um radar onde a velocidade é 70 km/h ?? É falta de bom senso! É punir a quem não deve! Mas se um bandido passa com seu carro roubado a mais de 200 km/h as 18h de sexta feira em uma estrada, ele provavelmente nunca será preso ou achado. E ninguém está lá monitorando o radar pra chamar as unidades à frente e começar uma perseguição. Esse cara sairá impune. É tudo uma incrível falta de bom senso. Aquele cara que matou uma família porque estava bêbado na contra-mão da Raposo Tavares só foi preso porque bateu e matou alguém! Mas e se tivesse dado sorte, aposto que hoje em dia estaria por aí contando a sua aventura. É hipocrisia demais... são as autoridades que preferem apenas fazer o que está ao seu alcance do que analisar caso a caso
Como já escrevi outra vez aqui, eu sou contra essa incrível quantidade de proibições. Cada vez podemos fazer menos coisas. No entanto, sou favorável à fiscalização e punição das leis existentes. Se é pra proibir, proíbe direito!!! E mostra que se você não cumprir, vai pagar caro por isso ! Caso contrário, continuamos na velha história de que aqui , tudo se dá um jeitinho.
E O MUNDO, O QUE ACHA DISSO ???
Comentários:
Postar um comentário