Em época de eleição você só ouve falar em eleição. Mas como é a eleição brasileira... tudo tem que virar festa! E aí você vê campanhas na TV sobre a "Festa da Democracia Brasileira". E hoje após assistir à propaganda eleitoral gratuita (desde criança eu sempre gostei de assistir e hoje descobri porquê) ficou fácil entender porque chamam de festa. Estavam lá fazendo a alegria do povão: Tirica, Batoré, Frank Aguiar, Aguinaldo Timóteo, Mara Maravilha... bom, não precisa muito comentar sobre esses nomes... mas eu fico indignado é que tem gente que ainda defende que isso acontece, mas é em prol da democracia!
Democracia? Ok. Primeiro vamos pensar se realmente estamos em uma democracia. Como podemos dizer que vivemos numa democracia se não podemos dizer o que pensamos sem ter medo de repressão? Se eu colocar aqui no blog uma foto do Quércia com chifrinhos do Diabo na testa eu posso ser processado e multado. Se eu for a algum estádio de futebol com uma bandeira, uma latinha de cerveja e xingar o juiz, eu estarei cometendo diversos crimes! 1 - A bandeira é considerada arma ou objeto inflamável. 2 - A cerveja me instiga a ser violento. 3 - Eu falei palavrão no estádio e ofendi as pessoas que estão ao meu redor. Que engraçado! Se na democracia estamos assim, imagina como era na ditadura ?
Aliás, a Rede Globo vive fazendo discursinho sobre a importância do voto, sobre como a democracia é legal. Alguém aí percebeu que tivemos o primeiro debate com os candidatos a presidência, pela bandeirantes? Aposto que não. EU não vi. Porque estava na semi final da libertadores... jogo que estava marcado para QUARTA-FEIRA, mas foi mudado para o dia e horário do debate da Band. Por quem? Pela emissora que defende o voto consciente!
Falando em debate. Alguém já assistiu aos debates da eleição norte-americana? São apenas 2 candidatos... e os 2 tem tempo para falar sobre absolutamente todos os temas. Não um tempo cronometrado, um tempo livre! Aqui a gente só consegue ouvir : "Saúde, emprego educação...." "Candidato! Seu tempo acabou candidato! CANDIDATO!!!! AIIRHH AIIIRH!!!"
Já escrevi aqui um texto sobre o que eu entendo do atual sistema político brasileiro. E a cada eleição tenho mais certeza do jogo WAR que vivenciamos. Não seria justo que em uma eleição com direitos iguais, os candidatos ao mesmo cargo tenham o mesmo tempo de direito ? Ok, são feitas coligações de partidos para maior tempo no horário eleitoral. Isso seria válido se os partidos realmente tivessem ideologias em comum ou diferenciadas.. mas o que acontece hoje é que vemos o PMDB com o PSDB em SP , e o PMDB com o PT pra presidente. Vemos o candidato Russomano do Maluf no maior amor com o Mercadante no debate. Vemos o Tiririca apoiando o Mercandate e o Frank Aguiar apoiando o Alckmin. Vemos o Quércia com o Alckmin. Agora me digam... existe alguma ideologia presente nisso?
Que democracia é essa onde só quem é mais forte tem direito a mais tempo? Quando eu digo mais forte, leia "com mais dinheiro". E se eu quiser criar um partido político amanhã. Eu posso? Se eu não quiser me aliar com ninguém e ser eu mesmo o candidato a presidente. Quanto tempo eu terei no horário eleitoral? A verdade é que de tanto querer deixar que todos possam tudo, acabou se criando uma "lei do mais forte" um jogo político onde tudo o que importa é fazer alianças e pegar qualquer palhaço tipo o Tiririca, pra ter mais votos e mais gente do partido ser eleita!
Um dos melhores professores que tive, o Dr. Clóvis de Barros Filho uma vez disse bem em sua aula de espiral do silêncio que simplesmente somos proibidos de discutir certos assuntos. Você já tentou alguma vez questionar a democracia sem alguém te interromper falando absurdos da ditadura? Não! Eu não sou a favor da ditadura, longe disso, mas será que não deveríamos repensar aquilo que chamamos de democracia? Será que ... mais organização para algumas coisas e menos hipocrisia para outras não seria o mais correto ? A própria democracia se mata, quando não dá a alguém o direto de questioná-la! Pensem nisso! E por favor, não votem na Dilma Roussef.
E o mundo... MUNDO ME TIRA DAQUI!
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 Comentários:
haahuahahahuhaa
nao sei se é pq eu sou seu primo
mas sempre concordo com oq vc diz ahuauah
Belas palavras, como sempre.
No entanto, vou além. Acho que o voto não deveria ser aberto a todos os cidadãos do país, mesmo sendo (na teoria) contra a democracia.
Algumas piadas (Tiririca, Agnaldo T., Dinei, etc) acabam sendo eleitos via apenas um critério: popularidade.
Também sou a favor do peso do voto, assim como feito em solo norte americano (viva a América!). Porra, se SP contribui com um PIB maior que a soma de todos os outros estados, não deveríamos pagar o preço de ter a Dilma em função do benefício de uma parcela carente e preguiçosa de estados longínquos e interioranos!
A classe média está sendo sacrificada. Acordem!
Belo texto , Paulo.
Bom, a classe média está sendo sacrificada... mas se você pensar que ela foi uma das mais privilegiadas na ditadura (afinal, foi ela que teve aumento significativo de renda nessa época, a histtória taí pra provar), e ainda mais, pensando que ela hoje é bem pouca gente, sacrifique-se.
(O mais interessante é: a classe média, sempre média, sempre querendo ser exclusiva. Muda pra outro país. Separe-se do Brasil. A comida que vcs botam no prato não vem de uma industria, apesar de embalada em cryovac... vem do interior.)
Não concordo com a política atual, entretanto, espero poder contribuir para a construção de algo diferente. Blogando e dando aulas. E xingando. Me processesm, afinal, vão me levar o que: as cuecas?
Realmente, tenho que admitir que não vivemos uma democracia. Aliás, vivemos um modelo estadunidense de vida muito deturpado e cruel. Se dizemos que todas as pessosa são iguais perante a lei, porque votos diferenciados? Iguais mais iguais que os outros? Não é isso que tem sido a política desse país?
Shisuii
Que bela redação...nota 10!! Mas falando sério não votar na Dilma eu não vou, além de toda a palhaçada que já pesquisei sobre ela, ela assassinou dois caras e tá ai soltinha da silva..
Mas cá entre nós...você malufiista como é...por favor ESTE ANO NÃO VOTA NA PORRA DO MALUF!!
Postar um comentário