Todos sabem que gaúcho é um povo chato. Como este bloggeiro. Mas a chatice deles, não é novidade para ninguém.
A coisa estranha está por trás de tudo isso são os motivos que levam a gauchada a este status...
Eles são o único povo do Brasil a cantarem o hino do estado em eventos oficiais e a usarem aquela bandeirola multicolorida atrás dos carros em qualquer estado que esteja. Tudo bem, até ai. Também vemos mineiros, paulistas e pernambucanos com atitudes parecidas com esta, mas nada que chegue aos pés dos sulistas. Eles amam aquela terra por motivos muito peculiares como a conhecida qualidade de vida, a beleza do lugar, indiscutível, por sinal, e, principalmente, devido a cultura local e suas origens.
Origem. Aí que entra toda minha borrifada.
Os gaúchos, em linhas gerais, são descendentes de europeus. Por isso a quantidade enorme de lindas gaúchas loirinhas sendo modeletes mundo a fora e carrascos de final de Libertadores de olhos azuis. Dentro deste panorama, todo aquele povo acaba adquirindo um orgulho pela raça e por não serem como o resto dos brasileiros: miscigenados.
Diferente dos paulistas, que amam seu estado por fortes motivos ideológicos como o trabalho e o progresso, os gaúchos se amam porque são a “Europa” no Brasil. Por isso o separatismo e tantas demonstrações de amor à terra. Eventos como o futebol são apenas válvulas de escape para demonstrar todo o orgulho. A história de República Farroupilha e toda essa punhetagem é uma bela besteira sem fundo, no fim.
Na realidade o gaúcho tem vergonha de fazer parte de um país de mestiços. Por isso tenta de todas as formas possíveis se diferenciarem do resto do Brasil. Seja pelo adesivo no carro ou pelo sotaque que eles fazem questão de forçar fora do Rio Grande do Sul.
No fundo, por trás destas demonstrações, eles apenas estão desesperados para comunicarem: “Ei, você ai! Eu não faço parte deste país verde-amarelo! Eu sou superior, sou gaúcho, não sou como vocês!”.
Não é à toa que a torcida do Grêmio leve panos ao estádio falando que o Maradona é melhor que o Pelé. Também não é coincidência que eles façam avalanche ou cantem em castelhano.
Tudo o que eles querem é se sentirem parte de um país de brancos. Por isso todo gaúcho sonharia em ter nascido na Argentina. E como vocês sabem, todo argentino nasceria na Europa, se assim pudessem. Agora tirem vocês mesmos suas conclusões.
Portanto, na próxima vez que vocês verem aquela bandeirinha multicolorida inocente atrás de algum carro, não se trata de algum gaúcho orgulhoso de pertencer ao Rio Grande do Sul. Aquilo é apenas um símbolo de um sulista feliz por não fazer parte, até por eles mesmos chamado, do “resto do Brasil”.
A foto, embora vocês possam achar que se trata de zueira de argentinos, foi escrita por brasileiros. Ou melhor. Por gremistas gaúchos.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 Comentários:
Já conheci uns gaúchos avessos a tudo isso que você disse , mas é verdade que a grande maioria é como você citou !
mega beijo
Ta very good seu blog XD
muito bom cara
PUTA MERDA! MANDOU BEM AÍ SENHOR POLÊMICO, PARABÉNS! RSRS
KARA, GOSTARIA QUE VC ENTRASSE COMO SEGUIDOR DO MEU BLOG LÁ:
www.blogtaberna.blogspot.com
MANDA UM RECADO LÁ COMO RESPOSTA. CONTINUA AÍ VELHO, TÁ MUITO BOM.
cara não conheço nenhum gaúcho, e nem quero !
Hehehe! Aquela final que o Sóbis acabou com os bambis ainda dói! No mais, o teu texto está repleto de meias-verdades, generalizações, e principalmente, preconceitos, que é justamente o que você critica nos gaúchos. Péssimo texto!
Concordo com parte das coisas desse texto que escreveu... Parabéns! Muito criativo.
Passa no meu!
Bjs!
Sr. Diogo Petrescu.
Quero parabenizá-lo pela incrível capacidade criativa de besteiras, quase beirando à esquizofrenia.
NÃO FALA BOBAGEM! e melhor, venha aqui ao Rs para comer um churrasco e tomar um legítimo chimarrão.
Abraço,
Guilherme
Não seja ignorante!
não fale o que não conheçe,embora alguns gaúchos sejam assim,a maioria é totalmente ao contrário do que tu falou.
Conheça ;)
Postar um comentário