quinta-feira, 23 de julho de 2009
Nem bombeiro pode apagar
A partir do dia 7 de agosto é proibido fumar em locais fechados de uso coletivo (público, privado ou parceria público-privado) no estado de São Paulo. Fui atrás da lei. Veja o primeiro artigo:
Artigo 1º - Esta lei estabelece normas de proteção à saúde e de responsabilidade por dano ao consumidor, nos termos do artigo 24, incisos V, VIII e XII, da Constituição Federal, para criação de ambientes de uso coletivo livres de produtos fumígenos.
OK, criaram a lei para evitar danos a saúde das pessoas que não fumam. Aí os outros dois artigo falam que espaços são considerados “fechados” e de uso “coletivo”:
recintos de uso coletivo,total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede,divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas.
Bom, aí aquela coisa de churrascaria com uma empena de madeira separando os fumantes de não fumantes também não rola. Aí vem onde pode fumar. Destaquei dois. Além dos cultos religiosos, o paciente terminal pode fumar desde que: às instituições de tratamento da saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico que os assista;
III - às vias públicas e aos espaços ao ar livre
Esse espaço ao ar livre, por exemplo o bar ao ar livre pode?
O que realmente vai mudar muito é não poder fumar dentro de bares, boates (leia-se baladas), casas de shows, restaurantes e as repartições públicas. Porque de resto quem fumava em shopping, supermercado eram pouquíssimos. Em restaurantes, separar com biombos ou simplesmente apenas em salas, não impedia a circulação da fumaça, esses também vão sentir bastante a nova lei.
Aí falam que o fumante não é penalizado mas o lugar que deixa ele fumar. E o governo tem tanto dinheiro sobrando, considerando que já investiram tudo em segurança e educação, pagará agentes para ficarem inspecionando e distribuindo multa. Afinal, multa é grana! Aliás multas variam de R$785 até R$3mi, ta pensando que ta barato comprar casa em Angra?
E senhores, senhoras e adolescentes pagando de malandro com cigarro de canela menta, não adianta. Fumar faz mal, e os outros não tem que fumar juntos. Principalmente em ambientes como bares e baladas, é praticamente impossível você chegar em casa sem ter a roupa defumada.
Todos fumantes vão se revoltar e vão criar baladas com apenas fumantes. Terá um aviso bem grande: Proibida a entrada de menores de 18 e não fumantes. Também , não vai dar, porque o senhor fiscal vai aparecer lá.
O que podemos presenciar são baladas mudarem de nome! Night Fever Ubanda, pronto! Culto religioso em sons eletrônicos elevam o espírito. Onde pessoas se reúnem para iniciar danças que insinuam atos de acasalamento e valorizam a fertilidade; e consumir poções com vodka até começarem a falar em outro dialeto divino, onde as vogais são prolongadas.
A propaganda da lei ainda se apóia que outras cidades mega desenvolvidas, que você tem como parâmetro do bom e do melhor, também adotaram a lei, como: New York, Paris, London e..Buenos Aires que só deve ter entrado por causa do trocadilho.
Bom, a nova lei ta aí, entrem no site e vejam o mapinhabem embaixo. Lá vem escrito : veja onde você pode fumar. Aí não tem lugar nenhum.
Ao final do mês de agosto volto com outra borrifada, ou sobre a lamentação e o drama dos fumantes que não podem fumar, ou a felicidade deles de continuarem fumando nos lugares. No fundo, acho que vai ser como a lei seca. No começo parece uma coisa, depois...
E aqui um videozinho para você ver como ficou NY e algumas sugestões do que você Mal-boro pode fazer para seus clientes, como colocar cinzeiros na calçada! Olha que ação de guerrilha!
ah resolvi colocar aqui também o trailer do filme obrigado por fumar.
Vale a pena ver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Comentário:
Eu ri muito com a flash mob/balada Umbanda night fever...
Postar um comentário