Boa noite meus amigos. A minha borrifada de hoje veio como inspiração da minha viagem de 4 dias para Belo Horizonte no feriado paulista. Eu sempre fui um cara que quando viaja, gosto de explorar e observar coisas que geralmente o turista não olha. Eu gosto de ver como as pessoas do lugar se relacionam, no que dão valor, gosto de andar de busão, de trem, conhecer o dia a dia de como seria morar lá. Talvez isso seja porque eu ainda não decidi o lugar onde vou ficar coçando o saco quando for milionário.
Bom, foda-se, ninguém aqui quer saber de mim, e sim no que vou borrifar. Hoje eu vou borrifar nas pessoas que por pura comodidade / medo / cu-froxo / ignorância, não saem do seu mundinho, e falam mal de absolutamente de tudo o que está fora dele. Eu não estou falando de viagens não. Estou falando da sua própria cidade. Do boteco ao lado da sua faculdade onde você vê os peões tomando café. Do trem que chega até Osasco. Das biqueiras que comandam as favelas no bairro de Cidade Dutra. Da lotação “Itaquera 1 real” com o cara de bigodinho e corrente de ouro.
É muito engraçado quando você viaja, e é recebido por amigos locais, e vê eles conversando de onde seria interessante te levar. Você pode notar, que grande parte deles não conhece os principais pontos turísticos da cidade, não sabe o que é interessante, não sabe os caminhos, e é por isso que gostam tanto dos outros lugares e falam mal de onde vivem. Se um amigo seu chega à São Paulo, pra onde você vai levar ele ? Eu aposto que 90% dos paulistanos nunca foram ao Bar Brahma, ao Terraço Itália ou ao Masp. Só vão quando vem alguém de fora. Quando fui para Minas, meu amigo não sabia que havia visitação ao mineirão por 2 reais, com direito a conhecer sala de imprensa, vestiário e entrar no gramado. Minha outra amiga não sabia onde ficava um dos mais tradicionais restaurantes de comida mineira.
Pobres tem a desculpa de não terem dinheiro, mas quando tem, preferem comprar um Playstation 3, ou enfiar toda a grana num puta sonzão pra rodar tocando Rap pelas quebradas, do que visitar eventos culturais, frequentar lugares das diferentes regiões da sua própria cidade. Eu falo de São Paulo porque é aonde moro, e existem lugares onde eu nunca fui. Mas com certeza no RJ, MG, BA e RS acontece a mesma coisa. Bom, no RS eu acredito que não existam pobres né tchê?
Ricos são os piores. Playboyzinhos e Patys só conhecem os caminhos da escola pra casa, da casa pra balada da modinha. Da casa pra faculdade, pra casa da amiga em Alphaville. Muitas nunca pegaram um ônibus, e acreditam que podem a qualquer momento ter o onibus queimado igual viram na televisão. Nunca vão parar de vidro aberto num farol porque aquele cara que ta ali rindo dela bêbado (por ela estar com medo) provavelmente iria estuprá-la. E aí quando viaja pra Buenos Aires, vai conhecer o bairro do BOCA! Porque acha bonito ver La Bombonera, quando o time modinha (lê-se Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense) achou demais assistir a semi final da libertadores com aquela torcida que não parava de cantar. Mas não sabe que aquele lugar é muito mais perigoso do que o Brás, por exemplo. E que o Brás tem uma incrível variedade de pessoas vindas de vários lugares e milhões de coisas a se conhecer.
A conclusão que eu tiro é que, um cara tapado e peão como o Zina as vezes sabe muito mais o que é a vida do que nós estudados, criados a leite com pêra. Porque? Porque quando alguém propõe algo pra ele, ele responde: “Eu topo! Porque não? Vamo cair pra dentro! Vamo cair pra dentro!” E é essa a mensagem que eu deixo meu povo, explore o lugar onde você vive. A cada final de semana, vá em um bar / boteco / balada diferente. Visite parentes seus, tanto em Alphaville como em Pareilheiros. Mas não visite por 1 , 2 horas, e sim por 2, 3 dias. Aprenda como é viver em diferentes situações.
Aprenda que a vida pode ser muito diferente e com coisas simples e prazerosas de se fazer, sem que você tenha que gastar milhares de dólares para ir pra Londres lavar prato, ou pra Austrália lavar carro (me auto-borrifei). Quando for pra Argentina, visite também o estádio do Newell´s Old Boys, quando for pra Nova York, não fique apenas em Manhattan, conheça New Jersey, pegue um busão lá, pergunte ao motorista de ônibus qual é o melhor bar da cidade, você pode se surpreender e ainda gastar muito menos do que planejava. Mas antes, conheça o próprio lugar onde você vive.
(Na foto, Diogo Petrescu e Paulo Dragocinovic, os únicos a tirar foto em frente ao escudo do América, enquanto algumas outras se aglomeravam em frente aos símbolos de Cruzeiro e Atlético)
terça-feira, 14 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 Comentários:
Nossa,até eu que moro em Belo Horizonte, não sabia dessa do Mineirão,rs
Bom plano para o Fim de semana !
a borrifada inclui conhecer baladas da colonia oriental?
time modinha (lê-se todos os times da capital paulista principalmente o sao paulo )
agora sim ta certo =]
é óbvio q tem pobres no RS..não sei pq sempre essas alfinetadas nos gaúchos..até parece q a gente é cego e não vê os nossos problemas..chega dessa ideia errada q o Brasil tem do nosso estado
no mais, concordo com o q vc falou
Postar um comentário