Volto algumas semanas atrás quando assistia ao Super Bowl e fiquei impressionado. Toda organização, desde a divulgação, venda de espaços publicitarios que teve seu recorde, mesmo em tempos de crise, shows antes do jogo na entrada do estádio, o jogo em si e o ponto alto o intervalo com um show espetacular do Bruce Springsteen em um palco montado em 5 minutos, com pessoas assistindo ao show no gramado e ao final dele, tudo é desmontado na mesma rapidez e o gramado não sofre nenhum arranhão.
Já aqui no Brasil o máximo que temos é o Zezé di Camargo gemendo e estragando nosso hino num jogo da seleçao. Mas como todos sabem em 2014 iremos sediar nossa segunda Copa do Mundo e faço uma pergunta a você que está lendo esse post, o Brasil tem estrutura suficiente para sediar um evento dessa grandeza?
Uma Copa não se trata apenas de jogos de futebol, mas sim de um dos maiores eventos do mundo, se não o maior, e diversos pontos devem ser considerados, vou levantar alguns e vcs tomem suas próprias conclusões:
- Segurança: não apenas nos estadios, mas como também no restante dos dias. Temos isso aqui?
- Transporte: Público? Mas e se alugar um carro ou usar taxi, como é o transito?
- Sáude: e se ocorrer algum acidente em algum jogo, temos estrutura para atender os feridos?
- Infraestrutura de turismo: Temos hoteís suficiente para delegaçoes e visitantes? Transporte aereo, é organizado? E o transporte rodoviário, como são as estradas Brasil a fora? Trens? Temos estabelecimentos, como restaurantes e lanchonetes suficiente para todos os turistas?
- Infraestrutura esportiva: Algum estadio brasileiro está habilitado para receber um jogo de copa do mundo, com estacionamento, lanchonetes, etc? Há locais de treinamentos decente para todas as delegaçoes nas cidades sede?
Poderia ficar mais algum tempo citando algumas premissas necessárias para que um país seja sede de uma Copa. Muitos pensam que a realizaçao de um evento desse em nosso país resolveria todos nosso problemas, já ditos acima e ainda fomentaria nosso turismo durante muitos anos. Nao acho isso de todo errado, creio que até poderia ajudar, mas o problema é q mtos mantém isso como uma unica esperança e enganam o povo não fazendo nada de realmente efetivo para sanar nossos problemas. Para esses esperançosos eu pergunto, que herança de tão valiosa o pan deixou para rio além de uma vila pan-americana abandonada?
Termino com uma frase que já ouvi algumas vezes e creio que cabe totalmente a esse post: “O Brasil não é o país do futebol, mas sim o país dos jogadores de futebol.”
Deixo aqui um vídeo com um pouco do show do Bruce Springsteen no Super Bowl XLIII e um outro com o tal filho do franscisco.
ps: postando alguns minutinhos antes do que devia...
5 Comentários:
Pois é! E eu amanhã vo prolongar a sua borrifada, falando sobre falta de criatividade e evolução do nosso principal veículo de comunicação.
Eu não entendo porque aqui no Brasil ficam inventando de colocar cantor no hino! Piano e n sei oq ! O sistema de som do estádio é sempre uma bosta e nunca se escuta nada! Fora que, o hino executado em sua versão original é muito mais loko!
Um belo exemplo é o belo hino de Portugal. No vídeo que você postou dá pra ver o Ronaldo rindo. Veja nesse vídeo a emoção com que a seleção de Rugby canta "A Portuguesa."
http://www.youtube.com/watch?v=Oi0l3bx3gOc&feature=related
dispensa qualquer comentário.
concordo com quase todo Mister Rodolfus... exceto pelo fato de que todos nós somos grandinhos a ponto de saber que a confusão nao começou porque a torcida do corinthians, martires como diria o Mario Gobbi, apressaram o passinho quando começou a chover... quem estava no morumbi viu que na saída tinha uns 50 nego da gavioes que ficaram para fora e ficaram agitando briga e atirando objetos nas pessoas que saiam da arquibancada vermelha...
e como diria Flavio Padro "quem é malandro agita, atira bomba, e sai correndo... sobra para mulheres e inocentes que acabam sendo pisoteados"...
concordo com vc quando disse O Brasil não é o país do futebol, mas sim o país dos jogadores de futebol.
criticamos muito a falta de infra estrutura brasileira, mas estou muito curioso com a estrutura que será apresentada agora em junho na copa das confederações na africa do sul.
Ato isolado. Acredito no Morumbi 100% para a Copa. Até pq a educação das pessoas em um evento como a Copa é outra.
Postar um comentário