Não é incomum ouvir que a pena é o pior sentimento do mundo. Sempre que aparece um email divertido no maior estilo "Vamos nos conhecer melhor? Então preencha as perguntas abaixo e encaminhe para todo os seus amigos, inclusive eu" ou então um "Papo X da Xuxa" e a pergunta é "qual o pior sentimento do mundo?" não é difícil ouvir essa resposta.
O que você diria? Você concorda? Pois eu discordo.. sempre discordei e sempre me senti um pouco acanhada de confessar. É meio como desejar "saúde" para a pessoa que espirra. Também me sinto acanhada de confessar, mas não desejo. Não gosto! Se ela tossisse não falaríamos nada, ué! But I digress.
Se me perguntassem, diria que o pior sentimento do mundo é a indiferença. Nada pior do que alguém que não sente nada a respeito de nada que você faça, pense, diga.. alguém que não reaja à sua existência. Enquanto a pena é apenas um sentimento de compaixão. É o reconhecer de uma situação difícil que o outro enfrenta. Claro que se uma amiga sua biscate diz que tem pena de você porque ninguém te xavecou a balada inteira enquanto ela foi praticamente assediada, aí o cenário é outro, mas em geral temos pena de pessoas que são obrigadas a enfrentar dificuldades que não mereciam, e eu acho o sentimento completamente justo.
Quem nunca viu um amigo enfrentar uma situação complicada e sentiu muita pena de vê-lo daquela maneira sem saber o que fazer para ajudar? A questão é que esse sentimento nos desperta a compaixão e nos faz nos esforçar ao máximo para amenizar o que o outro está enfrentando. Simples assim.
Por isso, eu sugeriria que sejamos menos orgulhosos e que aceitemos a pena e a ajuda de quem estiver aí para nós. Eu sei que seguirei sentindo pena no maior bom sentido de quem merecer e pena para quem não gostar disso!
Comentários:
Postar um comentário