quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Essa é a triste realidade
Já discutimos muito a qualidade da TV aqui. E acho que a TV esta aí porque a audiência quer isso mesmo.
Depois de tantas fases na televisão brasileira, como mulheres semi nuas no domingo a tarde, chegamos a era dos Reality Shows. Até hoje eu ainda não entendi o que tem de legal dedicar o tempo a acompanhar pessoas conversando na beira da piscina.
Não dá para acreditar em conversas como: “ você viu o que Fred esta fazendo? Joguinho pelas costas do Marquinhos”. Tentem me explicar o porquê de alguém ver a vida dos outros (que ela não conhece), e ainda tirar conclusões do comportamento social delas? Pra que isso? O que isso acrescenta na vida?
Aí vão me dizer que reality show pelo menos é verdadeiro. Não escondo que sempre gostei de reportagens e livros de pessoas que acompanharam um dia de um vendedor ambulante, cozinheiro , do crime organizado, bombeiro, etc. Mas, ver a realidade de um bando de pessoas sem fazer nada, dentro de casa sofrendo para ver quem vai lavar o banheiro não dá. Isso porque essa “realidade” é totalmente manipulada e sofre influências de restrição por parte das emissoras. Falando nisso, vale a pena ver Show de Truman, para quem não viu, vá ver logo. Também tem outro filme do assunto, meio engraçadinho o EdTV.
E as influências desses reality show! Aí vem a chamada do Fantástico: “Veja as gírias do Zeca que caíram na boca do povo”. E não adianta dizer que é só pessoas com menor nível de instrução que acompanham esse tipo de entretenimento. Todos os extratos sociais veem. Falando nisso, você sabia que os ingleses também são viciados em reality show? Vejam aqui.
Aí as pessoas além de ver, decidem pagar para ver. Assinam o paperview, assim elas acompanham 24h o que acontece. Acredito que elas também só vão dormir quando o pessoal da tevê foram pra cama. Para eliminar um integrante, o telespectador deve fazer uma ligação, que é cobrada dela! É um raciocínio de louco. E as emissoras não ganham só nisso, além da audiência, comerciais, merchandising, ainda tem contratos com Playboy e logo logo, as roupas de lá também estarão disponíveis na loja Brother Clothes mais perto de você. E lá estará o modelito usado pela Verinha.
Aliás acho demais uma emissora que fica pagando com Criança Esperança, ganhar em 1 dia a mesma quantia que é arrecadada com a campanha. Diga-se de passagem, com caridade das pessoas. E dá 1 milhão em um programa de reality show.
E semana passada, li que 84% dos brasileiros, ao menos os que acompanham a Fazenda, acharam que o Dado Dolabela merecia ter R$ 1 milhão de reais.
Por que? Quem são as pessoas que dedicam o seu tempo para ver alguém regar alface, e quem achou o sr. Dolabella um rapaz merecedor dessa quantia? Queria saber o que o João Gordo achou.
Acho que não entendo nada de audiência brasileira. Mas se a onda é reality show, o que vocês acham de um Reality Show de político? Imagina uma casa com Serra, Suplicy, Maluf, Dilma e Kassab! Seria a primeira vez que realmente o povo brasileiro diria que conhece as propostas dos candidatos.
Para terminar, vi esse video e que bosta é essa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentários:
Postar um comentário