Mas antes de falar da cidade chamo atenção para este artigo que encontrei no respeitoso New York Times, sobre nossa querida cidade. A primeira linha da matéria apresenta creio eu a melhor definição da cidade: IT may be the ugliest, most dangerous city you'll ever love. No SAP “Deve ser a cidade mais feia, mais perigosa que você vá gostar.”
Felizmente já tive a oportunidade de visitar outras grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos também. Não vou ficar aqui me atendo a aquilo que criticamos em relação a qualidade de vida. Levantarei apenas alguns aspectos.
Negativos:
- Não temos a malha de metro de Londres, com suas 246 estacoes. Nosso transito esta numa posicao caótica. Poxa nós temos uma radio de que dá informações sobre o trânsito 24horas! Quer dizer, temos trânsito 24 horas. Por outro lado muitas vezes a CET consegue melhorar muito o trafégo. Ainda assim, acho que vai chegar uma hora que a coisa vai travar. Não será possível tirar o carro da garagem.
- Andar em São Paulo de madrugrada é algo complicado. Claro que é possível sair de madrugrada, mas compreendam que você nunca andará tranquilamente. Essa é uma grande diferença em outras cidades, caso você vá a Austrália poderá caminhar, tirar do bolso uma câmera digital e bater fotos tranquilamente.
- Outra coisa que percebemos de grande diferença é a quantidade de fios nos postes! Passem pela Avenida Santo Amaro, se bobear a mais feia da cidade inteira. É torta, cheia de remendos no asfalto, mas a quantidade de fios e postes é absurda.
- Parques. Opa, você vai dizer que faltam áreas verdes, que são mal preservados e pouco explorados etc. Tudo isso não deixa de ser verdade, ao analisarmos o parque Ibirapuera vemos que poderia ter muito mais jardins, melhor conservação das áreas de lazer. Mas ainda assim muitos freqüentam regularmente e um ou outro cria projetos que melhoram o parque. Alias você sabia que há coleta de bagaços de cocô?
Positivos:
- A poluição visual feita pelos fios é estressante, porém a Lei cidade limpa é algo de se louvar, mas ainda esperamos a regulamentação para que as centenas de empregos perdidos voltem.
- Gastronomia. Esse é um dos principais pontos positivos, graças ao grande numero de imigrantes dezenas de restaurantes étnicos foram criados preservando receitas originais. Alias, as colônias que realizam festas aqui na cidade de São Paulo mantém-se muito forte, um bom exemplo é na visita do primeiro ministro japonês que foi as lágrimas ao ver que seus conterrâneos mantinham vivas tradições milenares.
- Vida noturna variada. Poxa temos de tudo que uma grande cidade com diversificação pode oferecer, nosso diferencial fica ainda por sermos brasileiros. Afinal bem ou mal, só nós somos assim.
- Grafites. Opa lembram do antigo post sobre o que é arte? Coloco como fator postivo ao me deparar com boas ilustrações na 23 de maio por exemplo.
Poderíamos ficar qui durante horas colocando fatores positivos e negativos. Mas a grande verdade ainda é a frase da matéria do NYT:
IT may be the ugliest, most dangerous city you'll ever love.
Semana que vem escreverie mais sobre essa metropole que já nem garoa tem.
Agora vejam como atraimos gringos!
http://www.youtube.com/watch?v=BcqjrT7_YyE
os idiotas eram contra viralizacao e nao deixaram incorporar.
2 Comentários:
Pedro, eu concordo com texto.
Podendo agora contrastar a vida que eu levava ai com a vida que levo aqui em Copenhagen( mesmo com seus pouco mais de 1 milhaõ de habitantes, ela é maior cidade da região), entendo realmente a frase do NYT.
Eu colocaria outros pontos negativos caro amigo, como o desrespeito aos ciclistas e a poluicão.
É uma pena que SP não tem a devida infraestrutura que cidades aqui da Europa possuiem. Cidades como Berlin com seus mais de 5 milhoes de habitantes, onde o metro funciona 24 horass por dia.
Mas em SP podemos achar praticamente tudo aquilo que queremos. A diversidade é gigantesca e a variedade de coisas para se fazer é tão grande quanto a sua enorme populacão.
É isso cara!!continuem com o bom trabalho!! e logo menos ja ta chegando a hora de eu por os pés na areia quente
cara.. o mercado de turismo no brasil eh muito amador... um grupo to tamanho desse faz um video para um de seus mais importantes hoteis... e o pior q vai daí pra baixo...
Postar um comentário