Como já encheu o saco a porra da semana de sustentabilidade, vamos acabar com esse motim. Segue mais um texto de nosso amigo Pedro Caramuru.
Divirtam-se:
Quem é Jesus Luz? Foi a partir desse questionamento (levantando por mim e meu grande amigo, Dioggus Petrescu) que decidi comentar sobre o tema.
A minha resposta imediata é: Jesus Luz é um cara comum, que trabalha como modelo/barman (assim como outros milhares em São Paulo) e por um golpe do destino acabou sendo pego pela Madonna. Por favor, não entendam minha colocação com tom de inveja, longe disso, até mesmo porque a velha Madonna hoje não figura entre meus desejos sexuais. Infelizmente, minha resposta não se aplica à maioria do povo que, por mais uma vez, endeusa e transforma em celebridade uma pessoa que nada fez por merecer.
Não consigo entender a necessidade que a mídia (Rede Globo encabeçando a lista, como sempre) e o brasileiro têm de criar e sustentar mitos. Bem, talvez eu até consiga compreender que a Globo sempre busque lucrar em cima de tudo, portanto não me surpreenderia se Jesus Luz fizesse uma ponta na Malhação ou na próxima novela das 7 (mesmo não tendo talento algum ou estudo direcionado para o teatro). O que preocupa é constatar que o brasileiro, talvez por ter uma vida vazia, sem valores e regida por um monopólio da comunicação que diz o que é “cool” e o que não é, enxergue Jesus Luz como um ser diferenciado o suficiente a ponto de ganhar espaço em revistas cretinas, sites de fofocas e televisão aberta. De modo geral, as matérias não ultrapassam a linha do “Jesus Luz vai às compras”, “Jesus Luz é flagrado tomando sorvete no calçadão de Ipanema”, “Jesus Luz pede comida chinesa”. Vá para a putaqueoparil com Jesus Luz e suas atividades cotidianas!
Questiono novamente: por que essa sede pela fama, acima de tudo? Respingou até para a ex-namorada de Jesus Luz, que agora está na capa de uma revista qualquer. Veja bem, ela não é a “Juliana” ou “Maria”. Mas sim, a “Ex-namorada de Jesus Luz”. E ainda deve se orgulhar disso! Lamentável. Vivemos em uma sociedade com uma carência e necessidade cíclica de heróis. Que se alimenta não só da desgraça alheia (por que você acha que filmes como Cidade de Deus, Carandiru e Tropa de Elite fizeram tanto sucesso?), como também das manchetes envolvendo o cotidiano dos “bolas da vez”. E isso me irrita um bocado.
Não tenho absolutamente nada contra e nada a favor de Jesus Luz. Coitado, ele está aproveitando seus 15 minutos de fama e tentando lucrar algum trocado com toda essa história. Talvez realmente o rolinho com Madonna alavanque sua carreira, ou talvez ele esteja fadado a terminar igual algumas subcelebridades tipo Rafael Ilha, ex BBBs e outros que não conseguem absorver a repentina queda (geralmente de forma mais veloz e voraz que a subida). Minha crítica hoje é 100% direcionada à mídia e aos consumidores que abrem espaço para esse tipo de cenário. Igual a Jesus Luz existem mais de 100. Talvez em minha memória recente, possa citar Suzana Vieira. Suas atitudes e ultra exposição (subsidiada pela Globo, revistas/sites e consumida por pessoas de vida vazia) me causam constragimento e vergonha alheia. Fico com dó e sinto muito por sua família e conhecidos.Por isso, fecho meu texto perguntando novamente a você: brasileiro, atleta de cristo, batalhador e brahmeiro: Quem diabos é Jesus Luz?
domingo, 24 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentários:
Postar um comentário