Pode-se afirmar que nos dias de hoje tudo está diferente. Mas será que conseguimos mensurar o quanto as coisas estão diferentes? Muito se avançou em tecnologia e outras áreas. Aparelhos multifuncionais, a Internet se tornando cada vez mais democrática e inovadora. Mas volto ao questionamento inicial, até que ponto essas mudanças afetaram nosso dia-a-dia e nossas atitudes?
Com certeza, temos muito mais facilidade, praticidade e agilidade em muitas coisas. Mas podemos ter mudado a forma de como fazemos as coisas, mas certamente o conteúdo permanece muito parecido se não igual. Se mostrado alguns exemplos, é possível ver como isso é claro. Hoje, ao andar na rua ou metrô, é muito fácil ver a maioria das pessoas com seus fones de ouvidos, com seu mp3 ou celular. Agora vai dizer que isso é uma coisa nova? Não. A forma que veio mudando apenas com o tempo. Desde seu bisavô ouvindo sua vitrola, passando pelo seu avô com o radinho de pilha no ouvido sentado no banco da praça, até o seu pai ou irmão mais velho com um walkman correndo no parque.
Alguns outros exemplos enfatizam isso, como depoimentos no Orkut ou aqueles Power points enviados por e-mail, podem ser comparados àquelas cartas enviadas em papeis de carta bregas com a ilustração da moranguinho. Ou o álbum de fotos do Facebook ou do Orkut mesmo, não pode ser equiparado ao mural de fotos que muitos adolescentes tinham em seus quartos? E com certeza joginhos de celular ou vídeo-games portáteis com certeza podem ser comparados de quando você, quando sem nada pra fazer, jogava jogo da velha com seu irmão ou amigo.
Esses exemplos servem para demonstrar que é preciso ter cuidado com o que se fala e pensa sobre as mudanças e novas tecnologias. Deve-se evitar mensageiros do apocalipse que dizem que a cada nova invenção tudo será revolucionado e nada mais será como antes. As coisas mudam, sim, mas certas coisas permanecerão iguais, tanto para o bem como para o mal. A forma certamente mudou, mas o conteúdo continua o mesmo. E digo mais, de que adianta ter uma urna eletrônica se ainda continuamos votando em pessoas como Sarney e Collor?
2 Comentários:
Sensacional!!!
*É muito profundo para uma pessoa chamada Marcelo Setori*
Gotei do blog, comentários bem realistas...vou visitar mais vezes
Beijos
Existe um certo ovacionismo a tecnologia, dizendo que ela é sempre boa. Quando na verdade, ela também tira dezenas de coisas da gente também. Eu nem sei se sempre compensa, porque parece que as coisas fazem a gente perder mais do que ganhar...
Shisuii
Postar um comentário