Há um tempo houve aquele caso da garota de 9 anos que sofreu um estupro do padrasto e acabou gravida. A lei brasileira autoriza o aborto em caso de estupro ou se a vida da mãe estiver em perigo. A criança no caso fez o aborto. Um arcebispo veio a público e condenou o ato.
Nesse domingo na seção Aliás o jornal estado de S. Paulo promoveu uma discussão entre a antropóloga Debora Diniz, professora da UnB, e o sociólogo e biólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador de projetos do Núcleo Fé e Cultura da PUC São Paulo. Abaixo segue um trecho da entrevista, mas vale a pena se vc tiver tempo ler o resto aqui.
Debora - Sua posição pressupõe-se que o aborto seja uma matéria do bem. Isso é um equívoco. O aborto tem de ser uma matéria do justo. Bem é matéria de ética privada. Sendo matéria do justo, nós vamos desafiar o Supremo.
Borba - Existe um problema entre o que é justo, o que é legal e o que é bom. O que é legal é o que a lei promulga. A lei é resultado de um contrato entre os homens, e a função da lei é evitar o mal. Nenhum Estado que se considera democrático tem o direito de obrigar as pessoas a fazer o bem. Ele tem o direito de evitar que as pessoas façam o mal. Agora, eu não diria que o bem seja um princípio religioso. Compreendo que nós não possamos obrigar o outro ao bem, principalmente à visão do bem que eu tenho. Porém, ele está inscrito no meu coração como um desejo. A idéia de que eu quero, em primeiro lugar, o meu bem e depois começo a querer o bem para os outros é um dado universal. Entre a lei que evita o mal e o bem que corresponde ao desejo do meu coração, paira a justiça. O grande problema da justiça é que ela é, de certa forma, inalcançável. Vamos pegar um exemplo claro: algum de nós tem condições de fazer justiça nesse caso da menina de 9 anos? Significaria reparar integralmente o mal, que não somos capazes de reparar.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Comentário:
na verdade eu não sei o que dizer, porque
ela foi estuprada, e mesmo se tivesse esse filho... pensa bem:
ela só tem nove anos e eh uma criança
por outro lado ela estava correndo risco de vida eu acho
então sei lá
bjoooO
passa lá?
http://mylittlecolorfulworld.blogspot.com/
Postar um comentário