quinta-feira, 21 de maio de 2009
Green is the new black
Diga o que for, mas ser sustentável está na moda. Que bom, não?
Ta tão na moda, que estudiosos pretendem colocar na medida do PIB variáveis que contem com meio ambiente e qualidade de vida. Veja mais aqui.
Lembro de estar na escola e a professora ficar falando que em 30 anos acabaria a camada de ozônio, esse terrorismo psicológico não se efetivou, que bom não? Mas ainda assim porque medidas foram tomadas. É o que o meio ambiente possui tantas variáveis, que eu já nem sei como vou morrer, se é sem água, ou com muita água com o nível dos oceanos, se é morrendo de calor ou voando com um tornado.
Os Ecochatos postado abaixo por Phill, possuem como maior problema a boa e velha pagação. “Veja como somos sustentáveis, como vamos salvar o mundo, gosto tanto da natureza que colei um adesivo Salve o Verde no meu Land Rover que faz 7km/l!”
As empresas descobriram que às vezes ser Verde, representa economia, ou você nunca ouviu falar que agora o prédio consome menos ar condicionado? Logo, a maioria vê a economia de dinheiro como principal motivação para ser verde, e não o simples fato de melhorar o meio ambiente.
Eu não queria citar o nome do supermercado, mas quem sabe assim eles nos acham no Google, e aumentam nossas visitas. Mas o Pão de Açúcar é meio metido a ser o diferente, com isso construiu uma imagem diferente e tal. Quis ser verde também, colocou as chamadas “Green bags” ou sacoals retornavéis a R$7. Enquanto na Europa é possível comprar sacolas a R$ 2 ou, ainda supermercados disponiblizam um número limitado de sacolinhas plásticas, se você quiser mais, vai ter que pagar. Assim você lembra de levar a sua sacola de casa. Mas calma o Pão de Açúcar estão incentivando diminuir o consumo de sacolas! Eles até treinam seus funcionários a não gastarem duas sacolas para carregar coisas pesadas. Hahaha. Isso para não falar que toda aquela palhaçada de imprimir embalagens em papel reciclado, contrasta muito bem quando vemos embalagens de isopor, geladeiras sem portas (o que aumenta o consumo de energia).
Mas como diria Obi Wan, ainda há esperança. Essa semana o presidente Oba Oba Obama, obrigou montadoras nos EUA a melhorarem o desempenho de seus carros. Assim, se o carro hoje faz em média 12km/l, ele deve passar a fazer em 15km/l. Além de diminuir em 30% a emissão de CO2. Ainda assim ele ressaltou a economia na comrpa de petroléo. Verde é verdinha. Mais sobre aqui.
Um parêntese rápido, antes de zoar o Exterminador do Futuro por ser governador, saiba que é graças a ele que a Califórnia é pioneira em políticas verdes. Veja essa matéria positiva a gestão do Conan, na revista TIME e passe a borrifar com conteúdo. Ele já confirmou presença em o “Dia que veio depois de amanhã”.
Mas de tudo em sustentabilidade acaba se resumindo em 2 fatores.
O primeiro é a conscientização das pessoas sobre o problema, e parar com aquela de “só eu não faço a diferença”. E 2, governos devem investir em políticas ambientais e desenvolvimento de novas tecnologias, pô é possível produzir energia com um Catavento gigante, ou energia eólica se preferir.
Somos parte de uma comunidade, e essa comunidade pode sim se tornar uma unidade de decisões. Como diria o capitão Planeta, o poder é de vocês.
Segue dois vídeos para você entrar na moda do Green is the new black.
ah, reparem que é União Soviética!
comercial o vento
esse é uma campanha do prefeito de nova york para ser mais verdinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 Comentários:
Muito bom texto!!
O melhor é o vídeo do vento! ahahaha...
Pois é, esses dois pontos são importantes mesmo, junto com uma mudança de comportamento da sociedade no meio dos dois.
Mas realmente parece que algumas coisas não vão pra frente se não existirem políticas restritivas e punitivas.
Criatividade nesse Blog é o que não falta!
E concordo com a pessoa acima. O video do vento é o melhor :D
Beijo!
Postar um comentário