Minha borrifada não é no twitter em si, mas ele vai exemplificar em como nós ficamos suscetíveis(do latim: de penas abertis ) a novas ferramentas e tecnologias com muita facilidade. De uma hora para outra, parece que não sabemos mais como viver sem essas novas invenções. Quantos não ficaram de mãos atadas quando estão sem acesso a internet? Não se sentiram extremamente deslocados quando não acessam o MSN ou o Orkut?
Há alguns desdobramentos interessantes e bizarros ao mesmo tempo, principalmente quando falamos da relação das celebridades com essas novas ferramentas. As celebridades travam uma eterna relação de amor e ódio com tablóides(do latim: falas mals di todo mundo ), muito dessa relação foi amenizada com a chegada dos blogs, onde eles próprios ou assessores(do latim: lambis sacus ) postam novidades sobre sua vida pessoal e profissional. Isso agora cresceu mais ainda com a chegada do twitter, principalmente pela facilidade de postagem do serviço. Isso é comprovado quando vemos que o twitter abriu uma vaga para um Concierge(do latim: puxa sacus profissionalis ), um profissional que “certificará que as celebridades estão satisfeitas e usando com eficácia o serviço.”
Outro viés, que ocorreu muito no Orkut e que está crescendo muito no twitter é dos fakes(do latim: perfiles falsos ) de celebridades. Pessoas comuns criam perfis e postam se passando por outras pessoas, contando um suposto cotidiano. Um caso muito bom é o do Victor Fasano(do latim: faz anus que não te vejus), que não anda muito bem das pernas no meio artístico, mas no twitter há até briga para ver quem é sua versão fake mais engraçada. O primeiro, @vitorfasano (sem a letra C no nome Vitor) conta seu cotidiano sofisticado que varia entre consumir produtos de grife e marcar encontros com líderes mundiais, como o presidente americano Barack Obama. Esse fake possui quase 2.000 seguidores com posts que fazem apologia de um estilo elitizado de viver. "Sinceramente... não vejo utilidade usar 4 ônibus em 3 horas. Maratona Olímpica? Mais fácil 1 táxi em 30 minutos”, diz um post, que ironiza medida da prefeitura paulistana que ampliou o tempo válido para andar de ônibus em São Paulo pagando uma só tarifa.
Ainda falando de celebridades, um caso curioso que ocorreu recentemente demonstra a força com que essas inovações afetam nossas vidas. A Atriz Jennifer Aniston(do latim: gostosas Du friends ) estava namorando o cantor John Mayer, usuário assíduo do twitter. Houve o rompimento, o motivo, segundo dizem, é que o cantor alegava que não tinha tempo por causa de seu trabalho, mas passava horas twittando. Isso não foi aceito pela atriz, que não recebia com a mesma intensidade dos posts de Mayer, mensagens ou e-mails de seu namorado. Após o termino por telefone, o cantor postou em seu twitter a seguinte frase: “Este coração não veio com manual de instruções.” Agora eu te pergunto, quantos relacionamentos vc já viu terminar por causa do Orkut ou algo do gênero?
E como em tudo que é criado, surgem pessoas procurando se aproveitar para faturar, vou citar alguns casos:
- Itens feitos a partir do twitter, como nos velhos tempos, a moda é usar buttons, moletons e bolsas do serviço de microblogging.
- O americano James Bridle coletou 2 anos de mensagens publicadas por ele no Twitter, imprimiu e transformou em um livro - 'My Life in Tweets'. Alcança o periodo de fevereiro de 2007 a 2009.
- A Universidade Birmingham City criou um curso de 'social media' (mídia social). Nele sao ensinadas aos alunos práticas de web como usar o Twitter, o Facebook, começar um blog e gravar um podcast. O curso terá 1 ano de duraçao e custará USD 5,700 pelo período.
Há também quem se aproveite para outros fins, como na excelente campanha de Barack Obama, que utiliza o twitter como uma das principais ferramentas de comunicação com seus eleitores. Já agora o Governo de SP também fez um twitter para contar novidades sobre o governo.
Outros fenômenos, que não o Ronaldo, estão se repetindo com o twitter, como o da celebridade instantânea e também o da disputa por popularidade.
O primeiro, mais comum em blogs e YouTube, onde meros desconhecidos viram celebridades. Agora digo quem de vocês conhecem o Jeremias? E mais recentemente David after Dentist? A última edição do big brother, selecionou alguns de seus participantes através de uma rede de relacionamento criada especialmente para o programa. E a Mallu Magalhães(do latim: pivetis irritantis)? Quem a conheceria se não fosse o Myspace ou o youtube? (Nesse caso sou muito mais o Jeremias, acho q ele canta muito mais afinado que ela.) Já no twitter isso também se repete, onde pessoas antes anônimas ficam muito conhecidas e seguidas por diversas pessoas.
Já o segundo, a disputa por popularidade, muito mais freqüente no Orkut e afins. Onde as pessoas são mais bem vistas em seu meio social(do latim: grupus di babacas ) se possuem muitos amigos ou recados em sua página pessoal. Já no twitter isso vem se acentuando, pois um dos pontos principais do serviço é a questão dos seguidores, sendo assim, a pessoa que possui o maior número de seguidores é muito mais “legal” (do latim: o mais babaca ).
Inovações são muito bem vindas (não quando nos trazem coisas como Mallu Magalhães), mas não podemos abrir nossas pernas a cada ferramenta ou tecnologia nova, e deixar que isso, ao invés de nos ajudar, atrapalhe cada vez mais nossas vidas.
Pra finalizar, follow us on twitter @borrifadinhas
4 Comentários:
Gosto dos seus textos.
A única merda é esse "do latim".
Da próxima vez mandarei vc tomar no cú. (Do latim 'pica na sua bundis')
to vendo seu twitter...:p
Vai tomar no cú você e esse seu LATIM do caralho!!
Seu viado, bicha!!
Vi seu comentário no orkut sobre o meu blog.
Muito obrigado pelo elogio.
Seu blog também é realmente muito bom.
Hoje em dia, graças ao PC do milhão hahah, muita gente tem acesso a fazer blog, com isso a qualidade cai muito.
Graças a você e mais algum punhado de pessoas, vale a pena continuar com o blog.
abs!
Postar um comentário