No mundo, mas principalmente no Brasil, existem alguns dogmas. Alguns assuntos que são proibidos de discutir. Religião é um deles, existe algum bloqueio na cabeça do brasileiro quando o assunto é a crença. É terminantemente proibido pela Rede Globo e consequentemente por qualquer outro grande veiculo criticar, duvidar, ou simplesmente discutir as práticas, costumes e valores de qualquer religião.
Porque temos que respeitar e, consequentemente não questionar, uma pessoa acredita em Ogum, ou no sacrifício de galinhas, e não temos que respeitar se uma pessoa acredita que o homem não chegou na lua ou que ele viu fantasmas, ou que ele acredita no monstro do lago Ness ? É uma grande hipocrisia.
É uma grande hipocrisia evitar falar dos impérios montados pelas Igrejas Evangélicas. O que está acontecendo é um absurdo! Todo mundo sabe que não se trata de crença, se trata de um bando de pilantra usando da forma mais agressiva de marketing para tirar o máximo de dinheiro possível de pessoas facilmente manipuláveis. Se você acredita nisso, por que não falar o que pensa? Por que não combater os bispos da mesma forma que são tratados os políticos corruptos ou os militares da época da ditadura? Não deixa de ser uma ditadura, obrigar uma pessoa a dar 10% do seu salário, caso contrário vai arder no fogo do inferno! Aliás, também não vi mal algum em ele chutar a imagem da santa na televisão. Porque alguém se sente ofendido? Quem está chutando a santa é ele, o problema é dele! A imagem realmente não é nada, sede é tudo.
O Brasil se auto-denomina como o país mais católico do mundo. Mas eu acredito que menos do que 3 % da população seja realmente católica. Ser católico não é simplesmente fazer catecismo e não comer carne na sexta-feira santa. A maioria dos católicos nem sabe porque não pode comer carne nesse dia, no entanto, todos que fizeram catecismo sabem que o 3º mandamento é: “GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA”. Agora, se a grande maioria não vai à missa todos os domingos, porque acha que se comer carne vai para o inferno, e mesmo não indo à igreja, como é uma regra do catolicismo, vai se salvar no juízo final? Ser católico não praticante é a mesma coisa do que ser “Honesto não praticante.” Ou você é honesto ou não é! De que adianta não votar no Paulo Maluf por questão de “princípios” e sonegar Imposto de Renda ou simplesmente subornar o policial que te para na estrada a caminho de Maresias ?
Existe um termo que é um tanto quanto subestimado, mas está presente na maioria das religiões cristãs: O livre-arbítrio. Assim como eu sou a favor da legalização das drogas, das armas e de tudo, também sou a favor de que cada um tenha sua fé. Mas também sou a favor de que as religiões sejam tratadas da mesma forma como são tratados esses assuntos, onde há uma discussão aberta, e não uma hipocrisia onde a pessoa tem que agüentar o Kaká dando metade da sua fortuna para dois ladrões que enganam milhares de pessoas, que parecem que gostam de ser enganadas!
Aí também sempre aparecem aquelas religiões da moda. Nos programas femininos que passam a tarde na nossa qualificada TV aberta, aparecem Pais Pretos, ou então alguém mestre em Kabalah , e aí o pessoal do Leblon começa a andar com apetrechos que significam sorte e blábláblá, no mês seguinte já mudaram para o Candomblé, mas aí o Jesus Luz aparece com um escapulário do Padre Cícero, pronto. Deborah Secco e seus amiguinhos mudaram o seu foco espiritual.
Vamos parar de ter medo de falar as coisas, senão, vamos continuar sendo hipócritas. Eu acredito no espiritismo, por ser a religião que mais prega o livre arbítrio, mas não sou espírita, porque não sigo e nem estudo como deveria. Você que está lendo o texto, não se rotule em alguma religião se você realmente não segue as suas regras. Você tem a sua própria fé, pode até acreditar em Deus e em Jesus, mas não é por isso que é católico e tem que ouvir o que aquele velho alemão diz no Vaticano. Discorda? Então você vai à igreja todos os domingos pela manhã, depois de encher a cara no sábado ?
Não creio.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 Comentários:
cara... católicos não praticantes são mais uma bela farsa brasileira... tinha que ser aqui mesmo... católicos não praticantes não são nada mais do que pagãos...
se eu me meter numa conversa de religião e as pessoas forem pouco conhecidas corro o risco de levar umas bas porradas! kkkkkkkkkkk
Discuttir religião é igual tentar explicar pra um louco porque uma casca de banana não vai fazer ele sair voaando
É inutil.
Ele não quer te ouvir.
E mesmo que num cenário improvavel ele pare e diga "pior né? Vc tem razão...", o que vc ganha com isso? Pode medir, seu pinto não cresce nem 1mm...
Alem disso vc parte do ingenuo pressuposto que por algum motivo religiões são baseadas em lógica e verdades.
Tem aquele episódio dos Simpsons que o Homer fica inteligente e mostra pro Flanders uma prova matematica de que Deus não existe. O Flanders concorda que aquilo é realmente muito convincente e correto, e o que ele faz? Queima o papel e segue sua vida exatamente como antes.
Esse é o ponto.
Isso me lembra aquela velha frase de que isso tudo é igual a competir nas paraolimpiadas: vc pode até vencer, mas continua sendo um retardado. E um retardado que se orgulha de ser um chato de galocha e "arrisca umas r boas porradas kkkkkkkkk" com sua visão livre, mente aberta e blablabla.
oi meninos, tudo bem? sou produtora do mtv debate e queria um contato de vocês pra conversarmos sobre o nosso próximo programa. se puderem, por favor, me mandem seus contatos no julia.nogueira@mtvbrasil.com.br que eu explico melhor por email.
valeu.
- Simplesmente fodástico este texto.
- Acho que o pessoal do blog quer: "Missão
Exterminar toda e qualquer forma de hipocrisia e parcialidade."
- 'Parcialidade', afinal quando se pretende falar o que foi dito no texto "Porque não falar sobre religião?", vcs não estão sendo parciais, e sim imparciais. Dizer um basta à hipocrisia, é ser imparcial, justamente porque o hipócrita é parcial em suas análises.
Tem horas que o texto foge da sensates... "obrigar uma pessoa a dar 10% do seu salário, caso contrário vai arder no fogo do inferno!".
Isso está na Bíblia. Mas não desse jeito. Qual é a tua preocupação? Dar 10% ou a ameaça da frase??
Fica a dúvida...
E dá pra ver que não é uma discussão aberta... é só mais um ponto de vista. E convicto. Ou seja: ser parcial o texto está bem longe...
"Tem aquele episódio dos Simpsons que o Homer fica inteligente e mostra pro Flanders uma prova matematica de que Deus não existe. O Flanders concorda que aquilo é realmente muito convincente e correto, e o que ele faz? Queima o papel e segue sua vida exatamente como antes."
Engraçado... Sabe pq os episódios em que Deus resolve tudo nos Simpsons foram cortados??? Em que Flanders, o cristão, está sempre melhor de vida do que Homer, o incrédulo??? É engraçado ser um fracassado? Pois é bem engraçado mesmo, eu acho.
Eu ainda tô pra ver uma discussão onde todos dizem: 'Sim, é assim e pronto'. É muito fácil dizer que todos os cristãos são culpados pela escória de nosso país. Difícil é explicar pq países protestantes (EUA, Alemanha, Austrália, Inglaterra) são mais desenvolvidos que o nosso...
Uma segestão bem simples: Quando a Globo lhes disser o que fazer, tenta fazer diferente. Talvez assim a coisa mude.
E antes de criticar todos os cristãos ao invés daqueles que mancham o nome de Jesus com luxúria, pense muito bem. Pensar... acho que é isso que falta antes de falar.
Religião tem acento.
Postar um comentário