E não venham vocês, profissionais de marketing me dizer que organização e perseverança são a chave do sucesso ou você de vendas dizer que precisa acreditar em você mesmo. No fundo não é assim. Pra poder vender e encher o bolso da grana (seja o seu ou o de quem você trabalha) tem que ser cara de pau, hipócrita, malandro e até mentiroso. E mesmo sabendo de todos os jargões de vendedores, bem e mal treinados, que vemos por aí, ainda continuamos caindo e nos arrependendo de compras por impulso!
Vamos aos clichês. Em uma loja da Chilli Beans, provavelmente você não encontrará um vendedor ou vendedora que não seja homossexual, que esteja com todo aquele visual hype ouvindo músicas que tocam no D-Edge. Se você não for gay ou lésbica, não pode trabalhar na Chilli Beans. Em lojas de surf, os vendedores provavelmente vão usar uma dezena de palavras que você não costuma ouvir no seu cotidiano, mas você provavelmente vai pensar que essa pessoa te identificou como sendo um participante do meio social dela. Vai usar gírias toscas e você provavelmente vai responder usando gírias mais toscas ainda. Isso me dá um certo nojo.
Como alguns devem saber, nas lojas há um rodízio de vendedores, ou seja, a cada cliente que entra é a vez de um vendedor atender. Caso ele não efetue a venda, terá que esperar entrar mais um monte de gente até chegar a sua vez de novo, e com o risco de ser um muleque de 12 anos apenas olhando a nova camisa do Messi, de cor azul turquesa (o Barcelona já teve camisas de todas as cores). Para que não percam seu tempo e dinheiro (Time is Money , OH YEAH - by Super Sam), os vendedores apelam! Isso inclui ignorar clientes com cara de pé rapado, e trazer modelos mais caros que o que você pediu para experimentar, alegando que vai chegar mais sábado.
E vocês devem estar cansados de ouvir frases como :
- "Olha só o design desse (nome do objeto)! Super transado!"
- "A gente divide."
- "Ficou ótimo em você." (mesmo você percebendo que a vendedora gostosa atrás está segurando o riso)
- "Ta usando muito."
- "Laceia com o tempo."
- "Qualquer coisa o senhor pode vir trocar, sem problemas!"
- "Esse aí caiu muito bem!" (depois de experimentar umas 5 outras peças que também cairam bem, na visão do super crítico da moda que está ali trabalhando).
Uma coisa é bem divertida, e você não vai se irritar com vendedores que ficam te fazendo engolir coisas. Entre na loja com uma missão: ceder a qualquer oferta do vendedor ou vendedora, e depois decidir que acha melhor dar uma olhadinha em outro lugar! É extremamente prazeroso ver aquela pessoa que te encheu o saco ter que dobrar e guardar milhões de roupas, tendo que ligar para o Digão falando que vai se atrasar para a academia, mas que é para ele reservar aquele pote de aminoácido. Alguns até abaixam a música ambiente terrível que ouve o dia todo, e se tiverem um cargo um pouco maior, vão descontar em outros funcionários aos berros e frases mal educadas. Vinguem-se meus amigos.
Mas há um problema. Em certos casos você pode acabar sendo seduzido. Sim, existem algumas vendedoras tão lindas e tão gostosas, que é simplesmente impossível recusar ajudá-la! Tente entrar na track and field e sair de lá de mãos vazias ou sem pensar que você na verdade nunca pegou uma mulher bonita na sua vida. Depois de gastar uma nota e compremeter seu cartão por uns 18 meses você começa a se perguntar: "Não é possível que essa mulher existe. Será que elas só moram dentro das lojas dos shoppings? Eu não vejo isso na rua!"
É meu caro. Sabe aquela história de que você não pode ir no supermercado quando está com fome?
Pois bem, já sabe em que situação não deve fazer compras né? No dia em que estiver namorando a Mallu Magalhães !!!
terça-feira, 7 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 Comentários:
hahahahah! adorei o final! Encontrar vendedoras bonitas é normal até, mas eu nunca vi um vendedor homem que fosse LINDO.
Muito bom o post e o blog, parabéns!
.
www.filhasdapuc.blogspot.com
acredite em vc mesmo
seja bem perturbante e carismatico
e boa sorte kkkkkkkkk
Postar um comentário